BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O poder das massagens


Queridos Amigos,

A revista brasileira Vencer, edição 67, no artigo da autoria de Heloísa Noronha, constata o poder das mãos através da massagem:

"A partir da década passada, quando as pessoas começaram a demonstrar cansaço das ambições yuppies (poder, prestígio e dinheiro) e dirigiram o olhar para os valores da cultura oriental (paz de espírito, saúde, qualidade de vida), a massagem ganhou novos – e muitos – adeptos. A profissão de massoterapeuta (a nomenclatura correta para o profissional que aplica a técnica) ganhou credibilidade, status e inúmeros cursos de formação em instituições renomadas. Hoje, o menu opções de massagem é imenso. As técnicas mesclam ensinamentos orientais e ocidentais, mas o objetivo de todas elas é um só: proporcionar bem-estar físico e emocional. E muitos médicos as recomendam como um complemento aos tratamentos convencionais.

É importante dizer que os benefícios da massagem não vêm sendo difundidos apenas devido à sensação deliciosa de relaxamento que muitas técnicas provocam. Eles têm embasamento de pesquisas mundiais. Para ter uma idéia, o Touch Research Institute, dos Estados Unidos, já conduziu 78 estudos sobre seus efeitos positivos. Dentre as descobertas significativas, está a redução de dores decorrentes da fibromialgia e a melhora do sistema imunológico. Ela pode ser também uma aliada para pessoas em processo de abandonar o cigarro, já que ajuda a driblar a ansiedade.

De acordo com a fisioterapeuta Fugi Fugisawa, do Hospital Quinta D´Or, do Rio de Janeiro, a massagem realizada com freqüência desenvolve uma melhor percepção corporal e conscientização respiratória, levando a um reequilíbrio energético mental e físico e proporcionando ao indivíduo maior vitalidade. “Seja com fins terapêuticos ou preventivos, a técnica ajuda a ativar a circulação sanguínea e linfática, relaxa os músculos e alivia dores por contraturas, má postura, torcicolos, cansaço e estresse. Com a recuperação física, a pessoa resgata também a auto-estima, passando a ter uma sensação de paz e tranqüilidade”, afirma a especialista."


Abraço de Luz***

0 comentários: