BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O que é a massagem?


Queridos Amigos,

Achei este artigo muito interessante e elucidativo. É da autoria do massoterapeuta Rubens J. Balestro.

" O que é massagem? Uma definição genérica é a de que massagem vem a ser um conjunto de técnicas, aplicadas com as mãos (nem sempre), sobre a pele, com finalidades estéticas ou terapêuticas. Para muitos, a massagem pode ser dividida em dois grupos: as de origem oriental e as ocidentais.

Podemos também  classificá-las de acordo com o seu objetivo. Sendo assim, temos o grupo das que visam a manipulação energética (buscando o equilíbrio) e as que buscam a desintoxicação (e a conseqüente nutrição) do tecido através da circulação de retorno, venosa ou linfática.

Também há os que classificam a massagem quanto ao que sensibilizam: Terminais Energéticos e Terminais Nervosos. As massagens chamadas Reflexas (Podal, Quirodal e Auricular) que preferimos chamá-las de Sensibilizantes, sensibilizam terminais nervosos, diferentemente das que procuram a sensibilização de terminais energéticos (Shiatsu, Ayurvédica, Tuiná, entre outras). Quando a sensibilização é nervosa não existe a preocupação de "sedar ou tonificar" já, quando se faz a sensibilização de terminais energéticos isto é fundamental. Quanto a essa classificação é importante que se atente de que não se pode manipular circulação venosa ou linfática sem sensibilizarmos terminais nervosos. Em outras palavras, a massagem que visa a desintoxicação celular pelo retorno venoso ou linfático também atua no Sistema Nervoso. Por esse motivo a chamamos de Neurocirculatória. Temos então que as massagens pertencentes a esse grupo, em especial a massagem Neurocirculatória, pelo estilo Sueco e a Drenagem Linfática, toda vez que aplicadas aumentarão a troca dos líquidos que formam a circulação arterial-venosa e linfática além de atuarem no Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático (para se atuar no S.N.A. Simpático manobras diferenciadas devem ser executadas) . Saber disto é imperativo pois são sobre esses efeitos que se fundamentam as indicações e contra indicações das massagens pertencentes a esse grupo. Ou seja, a massagem estará indicada toda vez que o aumento da troca de líquidos resultante dos movimentos das manobras aplicadas forem benéficas e estará contra-indicada toda vez que esses efeitos forem prejudiciais ao paciente (Insuficiência Renal). Lembrar que a massagem Neurocirculatória atua sobre o Sistema Nervoso. Em áreas onde existe peristaltismo como nos intestinos, útero, etc. os movimentos serão aumentados. Atenção especial com massagem sobre o ventre em gestantes. Note que se tivermos em mente esses dois fundamentos não precisaremos de uma lista de indicações e outra de contra-indicações.

Vamos considerar algo mais sobre esse segundo grupo, não por desacreditar do primeiro, acreditamos, mas por praticarmos e ensinarmos o segundo. A massagem que tem por objetivo a desintoxicação celular por retorno venoso ou linfático tem a propriedade de provocar outros efeitos variando apenas dois componentes: pressão e velocidade.

  1. Quando lenta e superficial tem propriedades relaxantes e analgésicas.

  2. Quando lenta e profunda tem propriedades desintoxicantes.

  3. Quando rápida e profunda tem propriedades nutritivas podendo ser tonificantes dependendo das manobras.

  4. Quando rápida e superficial tem propriedades excitantes do Sistema Nervoso.

Refletindo um pouco sobre essas propriedades notamos que, no tratamento terapêutico, os dois primeiros efeitos são os mais indicados. É verdade que há casos terapêuticos que necessitarão dos outros. Na massagem estética se costuma usar o terceiro efeito. Na massagem desportiva, antes do "esporte", usa-se o terceiro e quarto efeitos e, após o esporte, o primeiro e segundo. Na estética, a esteticista deveria abordar sua paciente ( hoje, refere-se a alguém que procura tratamento estético como paciente e, na verdade, não o deixa de ser) com visão "holística" e, se assim o fizer, antes de aplicar uma massagem com objetivos tonificantes faria uma massagem desintoxicante."

Abraço de Luz***

Fonte: www.soscorpo.com.br

0 comentários: