BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O que esperar de... Novembro


Novembro ainda guarda o seu antigo nome: Novem, que significa nove, tal como era a sua posição no calendário romano original.
O lema do mês é 'purifique-se e prepare-se para novos desafios e mudanças pessoais na sua vida'. Este mês representa(va) uma transição entre o velho e o novo, o tempo de términos e novos começos.
Com o aproximar do fim do ano, reserve este mês para completar ou finalizar os seus projectos e compromissos; alivie-se dos 'pesos fardos' para abrir novos espaços e reflectir sobre os novos ciclos.
A pedra sagrada deste mês é o topázio e as divindades regentes são Bast, Cailleach, Ferônia, Gaia, Hécate, Holda, Ísis, Kali, Mawu, Nicnevin, Odin, Osíris, Skadi, e Tiamat.

Hoje, dia 1, e de acordo com o calendário cristão, celebra-se o Dia de Todos os Santos, criado no Séc. II para assimilar as antigas celebrações celtas de Samhain (o mais importante dos 8 Sabbats celtas, marcando o início do Ano Novo celta e o terceiro e último festival da colheita).

As fogueiras foram trocadas por velas e as antigas divindades foram substituídas por todos os santos.
Segundo as lendas, todos aqueles que tinham morrido durante o ano esperavam o dia de Samhain, quando os véus que separam os mundos são mais ténues, para atravessar as fronteiras. Para guiá-los nessa passagem, eram acesas fogueiras, tochas, velas e as lanternas de abóbora. Os celebrantes usam trajes especiais, consomem comidas e bebidas tradicionais (torta de abóbora, maçãs assadas, ...).

Uma das formas de se conectar à antiga tradição é oferecer um bolo de abóbora aos ancestrais, uma romã, uma maçã, e uma vela branca às Divindades regentes pedindo a transmutação da 'escuridão', a regeneração, e o dom da sabedoria. Poder-se-à terminar pedindo uma orientação através de oráculos (runas, tarot, I ching, cartas,...)

Feliz Sabbat Samhain...

Fonte: O Anuário da Grande Mãe, Mirella Faur, Ed. Gaia.

0 comentários: